05/09/06

Poeta não sou não


Chamam-me poeta
Mas ,
Poeta não sou não...
Poeta é ser mais alto
É ser maior que os homens
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade...
Poeta,
Poeta é ser
Um jardim ostensivo e reservado,
Por trás do qual a flor nativa roça
A erva tão pobre que nem tu a vês...
Poeta é caminhar
Pelo pranto e as torturas benfazejas
Do desengano... pela paz austera
Dum morto coração, que nada espera,
Nem deseja também...
É ter um Rosto perdido
Que amargos ventos de secura em si sepultam
E que as ondas do mar puríssimas lamentam.
Eram estas as grandezas que dizia
Ou diria o meu espanto, se dizê-las
Já não fosse este canto.
Por isso
Poeta,
Não sou não...

(Márcia Neves)


Este poema , foi realizado com pequenos enxertos de grandes obras , escritas por grandes POETAS. Desafio a vossa cultura , e dizerem-me a quem me refiro e apresentarem os poemas num todo...

3 comentários:

  1. Hummm, Florbela (não Flor i bela, por favor!) e Camões, parecem-me por demais evidentes... Mas por aí me quedo, Amiga.

    Já agora, "Poeta não sou"... e que tal outra fácil?
    "Sonho que sou a Poetisa eleita,
    Sonho que um verso meu tem claridade
    Para encher todo o mundo!
    "

    Não será o que está lá no fundo?
    Eu acho que temos de ser assim: não basta ir ver se está bom tempo... quero ir até ao Sol...

    Se se consegue ou não, isso é irrelevante, o que me interessa é ter um ideal...

    Persegue o teu...

    jokas

    ResponderEliminar
  2. Muitos poetas, me cativam, suas letras, seus amores, também dissabores, a verdade, é que Florbela Espanca, sempre me tocou, pela a sua curta vida, pelos seus sentires, por suas paixões e ilusões...Mulher como ela, não sei se existe, mas Mulher como ela jamais será esquecida...

    Vaidade

    Sonho que sou a Poetisa eleita,
    Aquela que diz tudo e tudo sabe,
    Que tem a inspiração pura e perfeita,
    Que reúne num verso a imensidade!

    Sonho que um verso meu tem claridade
    Para encher todo o mundo! E que deleita
    Mesmo aqueles que morrem de saudade!
    Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

    Sonho que sou Alguém cá neste mundo…
    Aquela de saber vasto e profundo,
    Aos pés de quem a terra anda curvada!

    E quando mais no céu eu vou sonhando,
    E quando mais no alto ando voando,
    Acordo do meu sonho…

    E não sou nada!…

    Florbela Espanca - Livro de Mágoas


    PS: Agradeço tuas palavras, e tua visita...
    E Florbela Espanca e Luis de Camoes, saltam realmente à vista" , São Obras que desde o Liceu escutamos e estudamos...Mas os outros Poetas, também são ilustres e Grandes Senhores...

    ResponderEliminar
  3. Ola
    Passei por acaso e fiquei deliciado...
    Adoro escrever e tenho meus Sites e Blogs na net,certamente escrevo coisas sem valor literario,mas escrevo o que me vai na alma,por isso escrevo...
    MAS NAO SOU POETA...!
    E vou deixar aqui a minha resposta sem deixar as Poesias completas...!
    florbela Espanca...*Ser Poeta*
    Luis de Camoes...*Amor è fogo que arde sem se ver*
    Fernando Pessoa...*Conselho*
    Antero de Quental...*A Fada Negra*
    Sophia de Mello Breyner *Rosto*
    Jose Saramago...*Poema para Luis de Camoes*

    ResponderEliminar

Agradeço teu comentário e tua visita a meu blog.

Márcia Neves